Rede de saúde de Praia Grande no combate à varíola dos macacos

Praia Grande se mostra preparada para o atendimento da monkeypox (varíola dos macacos). Toda a rede de saúde pública e privada do Município passou por treinamento. Os profissionais de todos os níveis de atenção de saúde foram capacitados: Atenção Básica, Especialidades, Urgência e Emergência, além de profissionais de hospitais e planos de saúde da rede privada.

– Desmitificando

Segundo à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), apesar da nomenclatura do surto fazer menção aos macacos, a monkeypox não carrega a participação dos primatas na transmissão para seres humanos. Todas as transmissões identificadas até o momento pelas agências de saúde no mundo foram atribuídas à contaminação por transmissão entre pessoas.

– Sintomas

Os principais sintomas da doença são: aparecimento de lesões (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável, que podem vir acompanhadas de dor de cabeça, febre acima dos 38,5º, dores musculares, dor nas costas, fraqueza e linfonodos inchados (gânglios linfáticos).

– Transmissão

A monkeypox é transmitida por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões de pele ou membranas mucosas de humano para humano. Contato próximo/íntimo com lesões de pele de pessoas infectadas, como por exemplo pelo abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias; são fatores que influenciam na propagação desse vírus. Outro meio de infecção é através da placenta, sendo chamada até de varíola congênita. Trabalhadores da saúde e membros da própria família são as pessoas com maior risco de serem infectadas.

– Indicações

Aquele que tiver com suspeita da doença, deve procurar a Usafa mais próxima de sua residência. O paciente vai passar por avaliação e – caso necessário – poderá ser encaminhado para a realização do teste PCR e/ou encaminhado ao pronto-socorro. Os casos confirmados e os considerados suspeitos devem ficar em isolamento domiciliar até o desaparecimento das lesões – algo que pode durar de duas a quatro semanas. O tratamento é sintomático e os pacientes são monitorados diariamente por uma equipe da Sesap.

Uma cidade com um sistema de saúde bem estruturado e preparado!

Dê uma olhada no nosso site e encontre o imóvel certo para você!

Saiba mais sobre os nossos incríveis empreendimentos, acessando a área de “Projetos”, localizada em nosso menu principal.

Texto por: Peter Nardotto

×