Prêmio Cidades Sustentáveis: Praia Grande concorre em três categorias

Praia Grande destaca-se entre as cidades (com até 500 mil habitantes) ao concorrer em três categorias do prestigioso “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030“, promovido pelo Instituto Cidades Sustentáveis. O reconhecimento será concedido às administrações municipais que demonstrarem políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras em direção ao desenvolvimento sustentável, com resultados concretos e mensuráveis. Praia Grande está competindo nas categoriasAmbientalGovernança e Social.

Na categoria Ambiental, destaca-se o projeto de “Descarbonização da frota municipal de transporte coletivo”, realizado pela Secretaria de Transportes (Setransp). Esse projeto visa integrar mobilidade e sustentabilidade, investindo em um transporte público com menor emissão de gases poluentes. Os ônibus da marca Mercedes Benz, movidos a Biodiesel, possuem a tecnologia Euro 5, que reduz significativamente a emissão de gases poluentes na atmosfera. Além disso, os veículos incorporados à frota em 2023 já atendem aos padrões de emissão de gases da legislação PROCONVE P7, utilizando diesel S10 com Biodiesel B13, uma opção mais amigável ao meio ambiente.

Na categoria Governança, o projeto inscrito foi implementado pela Secretaria de Finanças (Sefin) em 2021. Diante do isolamento social imposto pela pandemia e da necessidade de continuar fornecendo serviços públicos de qualidade, o “Projeto PG Online” foi colocado em prática. Esse projeto reestruturou e desburocratizou serviços por meio do uso da tecnologia, beneficiando toda a população. Foram realizados investimentos em ferramentas tecnológicas, como Totens de Autoatendimento, Software de atendimento via WhatsApp, contratação de atendimento de Apoio “Call Center” e implementação de serviços online, como parcelamento de impostos e processos digitais, ampliando o acesso a esses serviços fora do Paço Municipal.

Na categoria Social, destaca-se o “Programa Qualifica PG”, desenvolvido pela Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai). Esse programa oferece oportunidades para os moradores se inserirem novamente no mercado de trabalho, ocupando vagas disponíveis ou empreendendo de forma autônoma. O objetivo principal é capacitar e requalificar trabalhadores, bem como jovens maiores de 16 anos. Os cursos, preferencialmente relacionados ao mercado de trabalho local, são realizados em parceria com instituições renomadas, como Sebrae, Senai e Senac. A procura pelas vagas é alta, e ao longo dos anos o programa tem expandido sua oferta, passando de apenas três cursos e 80 vagas em 2017 para 58 cursos e 3.686 vagas em 2022.

O resultado do prêmio será anunciado no dia 16 de junho, em São Paulo, e Praia Grande aguarda com expectativa o reconhecimento por suas iniciativas sustentáveis e inovadoras. A participação da cidade no prêmio demonstra o comprometimento com o desenvolvimento sustentável e a busca por soluções que beneficiem tanto os cidadãos quanto o meio ambiente.

Bom mesmo é morar em uma cidade que é exemplo no país!

Fique por dentro dos nossos incríveis empreendimentos, acessando a área de “Projetos”, localizada em nosso menu principal.

Texto por: Peter Nardotto

×