Projeto-piloto de terapia comunitária integrativa é anunciado em Praia Grande

Por Peter Nardotto

A pandemia da COVID-19 está caminhando para a sua etapa final, mas as consequências geradas pela mesma ainda prejudicam grande parte da sociedade. Devido às perdas de familiares, o isolamento obrigatório e toda a crise financeira e política, o Município buscou intensificar – ainda mais – os esforços para promover a saúde mental de seus cidadãos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, de cada 10 indivíduos, pelo o menos 4 relataram problemas psicológicos como ansiedade e depressão, desde o início da crise do novo conoravírus.

Dessa forma, a implantação da terapia comunitária integrativa nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) foi a ferramenta escolhida para ser desenvolvida pela Secretaria de Saúde Pública do Município (Sesap). Serão promovidas – de forma periódica – rodas de conversas, a fim de acolher e escutar quem está passando por isso. Esses momentos serão administrados por 14 competentes terapeutas comunitários, que participarão do projeto-piloto com as seguintes Usafas: Forte, Guilhermina, Tupi, Tupiry, Ocian, Mirim, Melvi, Solemar, Real e Caiçara.

As rodas de conversas terão diálogos abertos, dando toda a liberdade para os pacientes discorrerem sobre as suas respectivas preocupações do dia a dia. Assim, todos poderão buscar soluções com a ajuda de exemplos de superação compartilhados por outros participantes.

Os terapeutas escolhidos promoverão cinco rodas de conversas – sendo uma por semana – contando com o apoio de facilitadores das Usafas para fazer o acolhimento junto à comunidade. Após a primeira etapa de cinco rodas, os casos serão analisados pelos profissionais para dar – ou não – a continuidade no projeto. Os que apresentarem a necessidade de acompanhamento serão encaminhados com relatório de equipe para a rede de reabilitação mental da cidade, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), onde há a infraestrutura adequada para os tratamentos.

Uma rede de saúde invejável com profissionais realmente capacitados!

Praia Grande é um município que com toda a certeza se importa com os seus cidadãos.

Venha fazer parte você também!

Saiba mais sobre os nossos incríveis empreendimentos!

Acesse a área de “Projetos”, localizada em nosso menu principal, e confira os nossos tão sofisticados residenciais.

×