Saiba como a posição do Sol influencia na escolha do imóvel

Você sabia que a posição do Sol é um fator importante na hora de escolher um novo imóvel?  Pois é, além de influenciar na iluminação natural e na ventilação do espaço, a exposição solar pode impactar diretamente na temperatura interna do local, evitando malefícios à saúde dos moradores, visto que áreas que recebem incidência solar apresentam menos problemas com mofo, bolor e outros microrganismos. Pensando nisso, nos próximos parágrafos ensinaremos você a escolher a melhor posição para o seu apartamento.

Da mesma forma que é fundamental levar em consideração a metragem do imóvel, e se os seus cômodos atendem às necessidades da família em relação à quantidade e tamanho, é importante também verificar fatores, como a ventilação, circulação e iluminação do espaço. Isso, porque tudo influencia positivamente ou não na qualidade do seu lar.

Janelas voltadas para o leste, por exemplo, tendem a receber mais sol pela manhã. Já aquelas com paredes ou janelas voltadas para o oeste, tendem a receber mais sol no período da tarde, período esse que geralmente traz consigo uma carga térmica mais elevada em comparação com a primeira.

Apartamentos com orientação ao Norte costumam receber iluminação constante e de qualidade durante todo o dia e ano, o que pode aumentar o valor do imóvel em até 10%. No entanto, avaliar apenas a “Face Norte” como fator determinante na incidência solar pode ser um equívoco. Isso, porque outros fatores, como construções e obstáculos nas redondezas, podem afetar a quantidade de luz solar que chega ao imóvel.

Portanto, podemos considerar as seguintes instruções:

– Face Leste: sol da manhã, com raios solares menos intensos.

– Face Oeste: recebe sol da tarde e, por isso, tende a ser mais quente.

– Face Norte: recebe mais luz solar diariamente.

– Face Sul: neste caso, há menor quantidade de raios solares sobre o prédio.

Lembre-se, apesar da luz solar direta ser bastante desejada em ambientes, é importante considerar o uso de métodos para bloquear a radiação quando necessário. Isso não só ajuda a evitar o excesso de calor, mas também a proteger móveis e objetos de decoração dos efeitos nocivos dos raios UV, que podem causar danos e alterações na coloração.

Dê uma olhada agora em nosso site e encontre o imóvel certo para você!

Saiba mais sobre os nossos incríveis empreendimentos, acessando a área de “Projetos”, localizada em nosso menu principal.

Texto por: Peter Nardotto

×