A influência das cores nos ambientes do lar

Por Peter Nardotto



Você já parou para pensar que as cores certas podem fazer toda a diferença no ambiente? Pois é, as cores tem essa capacidade de promover sensações específicas nas pessoas.

Mas, afinal, o que escolher para o seu imóvel? Um tom mais vivo? Mais escuro? Ou será que um tom mais neutro já está de bom tamanho?

Fique tranquilo(a), pois a TERRAL CONSTRUTORA preparou algumas dicas bem legais para você tomar a melhor decisão na hora de dar cor e vida ao seu lar!


CORES QUENTES


São chamadas assim, pois tem a capacidade de transmitir a sensação de calor. São elas: amarelo, vermelho e laranja. Embora cada um de nós entenda as cores de forma individual, despertando emoções específicas, alguns sentimentos tendem a ser despertados por certas tonalidades em particular.

Amarelo: Transmite alegria e favorece a criatividade. Ideal para clarear áreas escuras, mas pode incomodar – se usada em uma grande superfície - devido à incidência de luz.

Vermelho: É uma cor muito vibrante que passa a sensação de força e virilidade, mas se usada em demasia pode parecer um pouco vulgar. Em pequenas doses traz um certo glamour ao ambiente.


Laranja: Uma cor acolhedora que nos remete à sabores agradáveis, e – por esse motivo - é bastante utilizada para um ambiente como a cozinha, já que é uma cor que estimula o apetite. Também favorece o otimismo e o bom astral.


CORES FRIAS


O nome já diz, as cores frias despertam sensações de frio, mas também trazem a seriedade e a tranquilidade para o ambiente. São elas: azul, violeta e verde.


Azul: Ao contrário do amarelo, o azul pode ser utilizado em uma grande superfície, mas se deve aplicá-lo de forma inteligente para que não torne o ambiente algo monótono e cansativo. Transmite calma e tranquilidade, e se usado com o branco pode gerar mais frescor ao local escolhido.


Violeta: Em tons mais suaves tem o poder de acalmar e confortar, mas evite usá-la sozinha, pois pode gerar um certo cansaço. Em tons mais escuros pode promover sensação de mistério e intuição. Ótima para ser utilizada em pequenos detalhes.


Verde: Devido a sua grande relação com a natureza, o verde sugere calma, harmonia e frescor. Ótimo para ser usado em ambiente mais abertos.


CORES NEUTRAS


Dentre as suas principais características está o fato de possuírem baixa intensidade, reflexo e energia. São elas: branco, preto e as diferentes tonalidades de cinza (também podem ser os demais subtons das outras cores, como por exemplo o bege e o marrom).


Branco: A cor mais comum. Muito utilizada para gerar a sensação de amplitude de um ambiente pequeno e apertado. Ótima para ser usada com outras tonalidades, pois além de combinar, também transmite a sensação de limpeza e frescor.


Preto: Sugere nobreza, distinção e elegância. Utilizada, na maioria das vezes, no teto com o pé-direito alto para gerar a sensação de rebaixo. Uso recomendado para pequenos detalhes na decoração, já que transmite um certo peso ao ambiente.


Cinza: Traz sensação de calma, equilíbrio e profissionalismo. Costumam utilizá-la como coadjuvante, já que é uma cor bem imparcial. Ideal para ser usada com cores mais brilhantes.


Conhecendo o básico da psicologia das cores agora, você já pode começar a pensar nas emoções que você quer para o seu lar! Demais, não é!?


Saiba mais sobre os nossos incríveis empreendimentos!

Acesse a área de “Projetos”, localizada em nosso menu principal, e confira os nossos tão sofisticados residenciais.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo